Perguntas Frequentes

1. Dá para fazer TC em dupla?

Resposta: Sim, porém a partir de 2017.1 os alunos que quiserem fazer o seu TC em dupla para as modalidades de TC que permitam isso só poderão fazer com o(a) colega que estiver matriculado(a) na(s) mesma(s) disciplina(s) do outro. Ex.: ambos devem estar matriculados na CAD7304 OU na CAD7305 OU nas duas.

2. Entreguei o Formulário “Proposta de Orientação de Projeto de TC ou TC Final”, mas ao longo do semestre eu e meu/minha orientador/a decidimos mudar o “Tema” e/ou o “Objetivo” e/ou o “Enfoque” de meu TC. É possível fazer isso? Preciso informar à Coordenação de TC?

Resposta: Sim, é possível fazer tais alterações, desde que em comum acordo com o(a) orientador(a) e não é preciso informar à Coordenação de TC. Porém, deve-se deixar claro na versão final do TC entregue qual o enfoque escolhido (no local indicado conforme template) para que não haja prejuízo na avaliação do trabalho pela banca avaliadora.

3. E seu eu perder o prazo de entrega da versão final do TC na data indicada no cronograma? 

Resposta: Neste caso, o(a) aluno(a) receberá ZERO na nota final do TC e reprovará na disciplina, tendo que se matricular novamente na CAD 7305 no semestre seguinte para poder concluir o trabalho, sendo que a banca ocorrerá apenas no fim do semestre seguinte junto com os demais alunos.

4. Quem define a banca do TC?

Resposta: É atribuição da Coordenação de TC estabelecer as bancas conforme a viabilidade dos professores. Sempre que possível serão considerados também os seguintes critérios: indicação dos orientadores e área de atuação dos membros da banca em relação ao tema do trabalho.

5. Caso eu fique com conceito “I” no TC final (disciplina CAD 7305), quando eu poderei defender meu TC?

Resposta: Os(as) alunos(as) que tirarem conceito “I” no TC final somente poderão defender seu TC juntamente com os demais alunos do semestre seguinte. Não serão realizadas “bancas especiais”, fora do cronograma, para atender aos alunos que ficaram com conceito “I”.

6. Vou fazer meu TC em dupla. Os dois membros da dupla precisam realizar a apresentação?

Resposta: Sim, é obrigatória a apresentação do trabalho pelos dois membros.

7. Na disciplina CAD 7304 elaborei um projeto, mas agora na disciplina CAD 7305 resolvi mudar meu tema. Tem problema?

Resposta: Não, desde que haja anuência do(a) professor(a) orientador(a) formalizada por ocasião da entrega  do Formulário “Proposta de Orientação de Projeto de TC ou TC Final” conforme cronograma.

8. As bancas de TC serão presenciais para quais enfoques de TC?

Resposta: A partir do semestre 2016.2 as bancas serão presenciais para TODOS os enfoques de TC.

9. Como será a banca presencial?

Resposta: O(a)s aluno(a)s serão informado(a)s sobre as datas e locais das bancas os quais serão publicados no site da Coordenadoria de TC em Edital específico. O(a)s aluno(a)s deverão chegar com 10 minutos de antecedência ao local da banca. O(a)s aluno(a)s deverão levar em pendrive sua apresentação (deve-se evitar baixar a apresentação de e-mails no momento da apresentação). A banca será conduzida pelo(a) orientador(a) que será o(a) presidente da mesma. O(a)s aluno(a)s terão até 20 minutos para realizar a apresentação e, após, a banca fará suas considerações e/ou questionamentos. Após, os membros da banca farão a atribuição das notas e o(a) orientador(a) fará a consolidação da nota final para então fornecer a nota final aos/às aluno(a)s. Atrasos incorrerão em descontos na nota do(a)s aluno(a)s.

10. Como escolher meu/minha orientador(a)?

Resposta: Sugere-se observar no menu Áreas de atuação dos professores aquele(a) que atue na área correlata àquilo que você deseja pesquisar. Vale lembrar que o professor tem liberdade de aceitar ou não orientá-lo(a) considerando sua disponibilidade, lembrando que o(a) mesmo(a) não pode ter mais de 8 (oito) orientações (aqui conta-se o número de TCs e projetos de TC e não o número de alunos orientados) por ano.

11. Fiz ou estou fazendo o meu TC com enfoque monográfico. Para a banca eu devo entregar este TC e também em formato de artigo?

Não! Ou você entrega o TC em formato de monografia OU em formato de artigo. Ver no regulamento os elementos básicos exigidos para cada formato e também nos templates que estão neste site.

12. O meu TC é com enfoque aplicado. É só entregar o TC para a banca?

Não! Para um TC com enfoque aplicado, você deverá também fazer o seguinte: III – Deverá conter também o caso de ensino com a nota de ensino; seguindo o modelo disponibilizado pela ANPAD observando-se o mínimo de 10 e o máximo de 25 páginas;

13. O meu TC é com enfoque Plano de Negócios. É só entregar o TC para a banca?

Não! Para um TC com enfoque Plano de Negócios, você deverá também entregar: Comprovação formal documentada da avaliação do negócio por um Banco, Capital Venture ou Grupo Investidor, dentre outros. Sugere-se que a avaliação seja feita por alguém sem grau de parentesco com o(s) aluno(s).

 14. Posso escolher o dia e hora da minha banca presencial?

Infelizmente, não. Você pode sugerir ao seu orientador e ele deverá informar à Coordenação de TC.

15. Eu preciso autenticar algum documento?

Sim! Os documentos a serem autenticados em cartório (independe a cidade ou região em que está localizado o cartório) são a Declaração de Autoria e o Termo de Autorização para Publicação Eletrônica

16- Há alguma versão da apresentação do TC para a banca?

Não! Isso quem define é o orientando e/ou o orientador. Mas lembre-se de que a apresentação deverá ser de até 20min.

17 – Estou fazendo o meu TC com enfoque Aplicado. Entrego o caso de ensino separado do TC ou como anexo ou apêndice?

No regulamento apenas informa que “III – Deverá conter também o caso de ensino com a nota de ensino; seguindo o modelo disponibilizado pela ANPAD observando-se o mínimo de 10 e o máximo de 25 páginas”. Sugere-se, portanto, e para facilitar no manuseio do TC, que o caso de ensino seja impresso e inserido nas mesmas 3 vias do TC em espiral. Portanto, sugere-se que não se entregue o TC e o caso de ensino separadamente.

18. Fiz o meu TC em dupla. Devo entregar aqueles documentos da Declaração de Autoria e do Termo de Autorização para Publicação Eletrônica somente com uma assinatura de um dos alunos da dupla autenticado em cartório ou preciso autenticar ambas as assinaturas?

As assinaturas de ambos os alunos deverão ser autenticadas no cartório nos dois documentos. Para o termo de autorização para publicação eletrônica, além de autenticar ambas as assinaturas, apenas acrescentar os nomes dos autores e demais informações na parte DADOS PESSOAIS DOS AUTORES.